Faltam apenas 6 anos para a Agenda 2030 ser cumprida. E agora, José?
Desde 2015 quando a Agenda 2030 da @onubrasil foi criada, havia a preocupação sobre o que poderia acontecer se o mundo não se unisse para frear as mudanças climáticas.
Por isso, foi proposto como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável o ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Quase nada foi feito desde então, e o resultado é catastrófico: Enchente nunca vista em Dubai (um país desértico, diga-se de passagem) e no Rio Grande do Sul.
Tudo isso somado a outros fenômenos pelo mundo como ciclones, furacões, secas, incêndios florestais e outros.
Essa é a consequência natural e esperada pela não atuação em escala global na freada das mudanças climáticas. Eventos climáticos extremos serão cada vez mais frequentes e devastadores.
É necessário (1) frear as emissões de CO2, (2) diminuir a concentração de focos de calor (incêndios), (3) definir estratégias para a gestão de riscos e prevenção de desastres naturais e (4) diminuir as áreas desmatadas nos municípios.
No Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável nas Cidades 2023 (IDSC-BR), levantamento feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis (@programacidadessustentaveis), o Brasil avançou muito pouco nos indicadores deste ODS.
Precisamos rever essa questão o quanto antes!
Conscientização e educação em Desenvolvimento Sustentável é essencial para que as futuras gerações vivam em um planeta "minimamente" habitável.
Contribua como puder para o avanço dos ODS na sua cidade.
Afinal, como disse Kofi Annan, ex-Secretário Geral das Nações Unidas, "é nas cidades que vamos ganhar ou perder a batalha pelo Desenvolvimento Sustentável."
#orepeloriograndedosul #AjudeORioGrandeDoSul
#estrategiaods #sustentabilidade #ods #ods2030 #cidadefeliz #ConnectingConsultoria
0 Comentários