Vamos ser honestos: Ser criativo é difícil.
Embora essa situação pareça assustadora, existem etapas que você pode seguir para responder com êxito.
Eu utilizo 3 passos para um brainstorming sob demanda:
O primeiro é definir claramente o problema. Defina o problema antes de começar a coletar soluções. Concentre-se em responder ao seguinte: quem está sendo afetado pelo problema? Qual é o problema? E por que é importante resolvê-lo?
Lidero um projeto de solução de um problema de banda larga para quem vive em áreas rurais. Nesta situação, os impactados foram as pessoas da zona rural. O problema era a falta de acesso à banda larga para quem vivia em áreas de baixa população. O impacto foi a incapacidade de trabalhar em casa, acessar várias informações e se divertir.
O segundo passo é criar ideias por meio de um brainstorming. Como esta é uma situação sob demanda, concentro-me em duas dimensões, sendo a primeira o tempo. A sua inovação economiza tempo das pessoas ou as torna mais eficientes? A segunda dimensão é o dinheiro. A sua inovação pode ajudar a economizar dinheiro, ganhar mais dinheiro ou tornar as pessoas eficientes com dinheiro?
Últimos passos
O passo número três é compartilhar suas idéias iniciais com outras pessoas que podem se juntar a você. Convide outras pessoas para desenvolver suas idéias, Em seguida, você compartilha a definição do problema, descreve as duas dimensões e apresenta suas idéias. Em seguida, classifique suas ideias e selecione as melhores para aprofundar.
Ao final de noventa minutos a duas horas, você terá um punhado de boas ideias para seguir em frente. Lembre-se de que este é apenas um ponto de partida. Você não terá ideias totalmente desenvolvidas, mas terá o suficiente para começar.
A primeira vez que você tentar isso, pode ficar nervoso e estressado.
Não deixe que suas emoções filtrem suas ideias pelo fato de você estar tentando criar ideias sob demanda. Quanto mais louco, melhor.
Saiba mais sobre a The Innovators Community clicando aqui.
0 Comentários