Semana da Criatividade e Inovação de Juiz de Fora 2024

No período de 25 à 27 de Abril, ocorreu em Juiz de Fora a Semana da Criatividade e Inovação, organizada pelas iniciativas Studio Dialeto, Connecting Consultoria e Uninter JF.


A Semana da Criatividade e Inovação de Juiz de Fora é o resultado de um espaço de política pública da cidade e foi comemorada gratuitamente com uma programação especial. 


Neste ano o tema foi “Cidade feliz, cidade transformadora: comunidades saudáveis” com o apoio oficial da Rede Criativa de Juiz de Fora – RECRIA JF.




Este momento teve por objetivo proporcionar um espaço de vivência e diálogo sobre mecanismos de fomento e trocas de experiências relacionadas a “comunidades saudáveis”, com foco na articulação entre cultura, empreendedorismo e tecnologia. Sendo possível identificar nas falas referências estratégicas para potencializar iniciativas de utilidade pública local promovendo a conexão entre o setor privado, público e a sociedade civil.


No dia 25 de Abril tivemos o lançamento do programa web Cidadania Sustentável com o tema “Cidade Criativa, Cidade Feliz” – caso da cidade de Santa Rita de Sapucai – MG. 




Na ocasião a entrevista foi realizada com o arquiteto idealizador do movimento – Dr. Paulo Tadeu Leite Arantes. E também um momento de conversa sobre comunidades saudáveis com os empreendedores Vonei Silva, Camila Bedeschi, Wanessa Bittar e Enéas Pereira.


Enéas Pereira, da Connecting Consultoria, apresentou os indicadores dos ODS de Santa Rita de Sapucaí, que a colocam como a 6ª melhor posicionada no país e melhor colocada de Minas Gerais, justificando a escolha do case da cidade como inspiração para Juiz de Fora.






No dia 26 de Abril foi realizado um laboratório socioambiental em que  cada um colocou o ideal de cidade numa carta, realizamos uma conexão criativa  e na sequência discutimos sobre os assuntos: urbanidade e economia circular, diversidade e inclusão e cultura, educação e tecnologia no contexto local. De modo que este exercício foi um preparo para elaboração de um Manifesto Criativo como entrega do que foi a Semana da Criatividade e Inovação. 



Na ocasião utilizamos a sede da UNINTER JF que recebeu de forma especial todos os participantes. Agradecemos a gestora Maria Dornelas que foi muito receptiva ao projeto da Semana da Criatividade e Inovação de Juiz de Fora.



No dia 27 de Abril foi um dia de encerramento com diálogos sobre o Manifesto Criativo e também um momento de apresentação sobre políticas públicas e ações mediado por Flávia David (Dra. em Ciências Políticas e Diretora do Instituto EPROS) que envolvem  pastas de turismo com o secretário Marcelo do Carmo, de cultura com o representante Eduardo Crochet, de desenvolvimento econômico com o secretário Ignácio Delgado, de meio ambiente Ex. secretária Aline Junqueira e também de direitos humanos representada por Rita de Cássia. Esta última chamou bastante atenção por suas particularidades pouco atendidas em nossa realidade. 




Um caminho interessante a ser pensado no contexto da criatividade e inovação tendo como base a lei de inclusão. Uma cidade com acessibilidade é uma cidade acolhedora e boa para todos os seus cidadãos. Um fato que também mostra avanços são a produção de indicadores realizada por cada secretaria para orientar as ações.



Juiz de Fora, uma cidade com muitos potenciais, recursos e bem amparada em políticas públicas. É preciso  integrar as diversas redes de articulações e ser orientada por um caminho que realize mais virtudes de uma cidade acolhedora que é boa para todos.



Em breve o Manifesto Criativo será divulgado aqui!


Texto: Wanessa Bittar

Fonte: https://www.studiodialeto.com.br/studio-dialeto-na-semana-da-criatividade-e-inovacao-de-juiz-de-fora-2024/

Postar um comentário

0 Comentários