Produtividade em Home Office

O trabalho de casa (ou Home Office) explodiu durante a pandemia do Coronavirus.


Apesar de todos os benefĂ­cios que esta modalidade de trabalho proporciona, muitos profissionais nĂŁo estavam prontos para usufruir de todas essas benesses.

Tiveram que se adaptar de uma hora para outra a uma nova forma de produzir, de se comunicar e de interagir.

O importante, é que estes profissionais se capacitem o mais rapidamente possível para trabalhar de forma remota, pois este será um diferencial importante daqui por diante, já que segundo uma pesquisa da Microsoft realizada neste ano, 75% dos negócios acreditam que o Home Office é eficiente. Antes da pandemia, eram apenas 25%.

Já o IBGE, em pesquisa feita pelo instituto em fevereiro de 2021, aponta que quem está em Home Office possui salário superior aos trabalhadores que nĂŁo estĂŁo, ao passo que 76% destes profissionais possuem curso superior completo. Estes dados reforçam a importância da qualificação para estar apto a se candidatar a um trabalho remoto.

Além da qualificação formal, outros comportamentos são esperados, tais como:

  • Adaptabilidade: Estar pronto para entender e absorver mudanças e novas ferramentas;
  • Flexibilidade:  Estar pronto para o trabalho hĂ­brido (parte presencial, parte remoto) para atender plenamente a necessidade das empresas;
  • Ética: É fácil ser correto e produtivo quando alguĂ©m está olhando, mas quem Ă© Ă©tico mantĂ©m a boa conduta mesmo quando ninguĂ©m está ao redor;
  • Aprendizado constante: O mundo está mudando muito rápido, com novos desafios e novas habilidades sendo requeridas. Quem quer se manter relevante, precisa entender isto.
  • Alfabetização tecnolĂłgica: NĂŁo adianta. Trabalhar a distância requer uso de tecnologia, sejam computadores e notebooks, celulares, programas, softwares, aplicativos e etc. Logo, estar por dentro de boas condutas de segurança da informação, VPN's e postura adequada e boa comunicação em reuniões remotas Ă© muito importante.


5 dicas para se dar bem no Home Office:

1 - Tente trabalhar em ambientes diferentes da sua casa: isto ajuda a amenizar a sensação de monotonia;

2 - Busque fazer reuniões de 50 minutos ao invés de 1 hora: Use estes intervalos de 10 minutos entre uma agenda e outra para distrair, tomar um café ou ir ao banheiro.

3 - Há reuniões que você pode participar caminhando: Use o potencial do celular;

4 - Use a técnica de Pomodoro para atividades longas: Trabalho focado por 25 minutos e uma pausa de 5 minutos de descanso em seguida ajuda a evitar cansaço e estresse;

5 - Seja Organizado: Use a agenda do celular ao seu favor, utilize aplicativos de tarefas ou mesmo agenda de papel. O importante Ă© nĂŁo se perder.

E Lembre-se: Como disse Joseph Teperman, "O trabalho nĂŁo Ă© mais um lugar para onde vocĂŞ vai, mas algo que vocĂŞ carrega com vocĂŞ."

Portanto, faça com que isso aconteça da melhor maneira possível.

E aĂ­, o que achou?

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.



Postar um comentário

0 Comentários