Os Jetsons e o Nosso Futuro




É bem verdade que muitas das tecnologias que apareciam no clássico desenho Os Jetsons (The Jetsons) ainda não se tornaram realidade, mas não podemos duvidar que poderão pintar em breve.



Se pensarmos que o desenho foi criado em 1962, e imaginava um cenário futurista que se passava em 2062, elas estão no prazo e têm alguns anos ainda para aparecerem por aí.

Mas porque falar dos Jetsons? O que isto tem haver com inovação?

Bom, refletir sobre as tecnologias presentes neste desenho nos faz pensar sobre como a capacidade humana de imaginar pode trazer à realidade coisas antes inimagináveis. 

Na época que os Jetsons foi idealizado, as tecnologias que aparecem no cotidiano dos personagens simplesmente não existia. Algumas não eram sequer cogitadas.

Certa vez, Walter Longo disse em uma palestra que se, em 1969 já existisse inteligência artificial, o homem teria chegado muito mais rápido e de forma muito mais eficiente à lua, mas certamente a inteligência artificial não sonharia em chegar à lua. Sonhar é uma capacidade exclusiva do ser humano.

Ao sonhar, o ser humano cria infinitas possibilidades e realiza feitos aparentemente impossíveis.

Abaixo listamos algumas das ideias imaginadas pelo desenho, e que hoje fazem parte do nosso dia a dia:

1 - TV de tela plana
Num mundo dominado pelos televisores de tubo, quem poderia dizer que era possível haver telas planas?



2 - Celular
Telefone móvel? Você só pode estar brincando. Em 1962, apenas telefones fixos faziam parte da realidade das pessoas, e mesmo assim, nem todas tinhas acesso.



 3 - Reunião por Vídeo Conferência
Reuniões à distância? Eram só no mundo dos Jetsons mesmo. Mas hoje, é são tão naturais quanto estourar uma pipoca no micro-ondas. 




4 - Bronzeamento Artificial
Isso sim parecia loucura. Se bronzear na década de 60, só nas praias e piscinas mesmo.




5 -  Robôs empregados
E a simpática (e as vezes pirada) empregada Rosie? Pois é, está aí na forma de lavadoras de louças inteligentes e robôs que aspiram pó.



6 - Clonagem
Que bruxaria é essa? O sr. George clonou a si próprio para não precisar ir ao trabalho. Hoje, animais e plantas são frequentemente clonadas.





7 - Notícias Online
Notícias online em uma tela era outra ficção presente no desenho. Hoje acessamos notícias em tempo real em diversas telas como smartphone, tablets e smart tvs, como a da cena abaixo.




8 - Monitoramento por câmeras
Câmeras de monitoramento era um sonho distante. Nesta cena, o Sr. George observa o filho brincando através de um monitor. Nem imaginavam o Big Brother que o futuro nos reservava.



9 - Esteiras e escadas Rolantes
Hoje estão nos praticamente todos os shoppings e aeroportos, mas na época dos Jetsons, eram somente coisa de desenho.




10 - Tecnologias de vestir
Na cena abaixo, vemos o Sr. George tendo uma conversa pelo relógio. Hoje as "tecnologias de vestir" (ou Wearables) estão por toda parte na forma de smart fits, smart watchs, óculos virtuais e até tênis que se conectam à internet. 




Os Jetsons trouxe também algumas ideias que ainda não se materializaram, como transporte em tubos à vácuo, cidades flutuantes e carros voadores, por exemplo, mas alguém aí ainda duvida da capacidade do homem de realizar essas proezas?

Como diz a frase de Jean Cocteau: "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."

Sucesso.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Pergunto: Nostalgia é uma maneira de inovação ou renovação. E, rapidamente, me respondo: é uma inovação duplicada porque ao mesmo tempo que te transporta para outra época, te traz de volta a atualidade e, neste paralelo, no mínimo você se teletransportou. (não é inovação?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm... Walter Longo diz que a imaginação é o meio de transporte mais eficiente que existe: ela nos transporta para qualquer ponto do universo, independente do tempo e espaço, em uma fração de segundo, sem emitir uma única molécula de carbono. Sensacional! 😂😂😂

      Excluir