Os 4 ingredientes da Criatividade

 Você se considera criativo?

 Palestra Os 4 ingredientes da Criatividade feita no Dia Mundial da Criatividade 2023

Algumas pessoas (se não a maioria) responderiam não à esta pergunta. 

Mas estas pessoas não se consideram criativas, na verdade escolheram não usar a criatividade que existe dentro delas.

Sim. Ser criativo é uma escolha!

 Ela está aí, dentro de você – e não se preocupe - vou te mostrar como usá-la. 

Primeiro, olhe à sua volta. O que você vê? Estou falando dos mínimos detalhes! 

- A parede da sua casa, as luzes, as cadeiras, suas roupas, seu relógio, seu celular...

Tudo o que você vê, um dia foi a ideia de alguém. Alguém usou sua habilidade criativa para tirar essas coisas do papel. Já tinha parado para pensar nisso?

Pois é! 

Monteiro Lobato disse que “Tudo o que existe no mundo a mais da natureza é fruto do trabalho humano.”

 E isso não vem de hoje: Nossos primeiros ancestrais foram muito criativos em seus esforços para sobreviver em um mundo cruel e implacável.

Eles inventaram ferramentas e armas, criaram armadilhas capazes de capturar animais muito maiores, mas rápidos, e mais fortes, descobriram novas maneiras de explorar os recursos naturais.


Em tempos mais recentes, os humanos continuaram a ser criativos em seus esforços para melhorar o mundo ao seu redor.

Inventamos carros, aviões, naves espaciais; criamos novos medicamentos, vacinas; Tecnologias; exploramos novas fronteiras na Terra e no espaço.

A raça humana percorreu um longo caminho graças à Criatividade e a Inovação, e não há dúvidas de que continuaremos a criar e inovar.

Por falar de futuro, cito Jonh Saar quando ele disse que “O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas sim um lugar que estamos criando.” E eu complemento: Criando o futuro usando como ingredientes as decisões que tomamos hoje.


Vamos à parte prática: VOU TE MOSTRAR COMO APLICAR A CRIATIVIDADE NA SUA VIDA EM APENAS
4 INGREDIENTES:

 

IMAGINAÇÃO

PROBLEMAS

INDIVIDUALIDADE

ATITUDE

 


IMAGINAÇÃO


Murilo Gun definiu criatividade como “A imaginação aplicada para resolução de problemas.”

 Se você consegue imaginar e tem problemas para resolver, você tem tudo o que é necessário para ser criativo.

 Vamos à imaginação. Fechem os olhos por um instante, por favor. (E relaxem, não se trata de hipnose)

Imaginem um elefante rosa. 

Conseguiram? Tenho certeza que sim. 

Uns imaginaram um desenho tipo aqueles de criança, feitos com tinta guache e papel, sabe? Outros imaginaram um desenho da Disney tipo o Dumbo. Outros imaginaram um elefante de verdade, porém pintado de rosa...tudo bem. A forma não importa. O importante é que te mostrei que você é capaz de imaginar qualquer coisa, por mais louco que o pedido tenha lhe parecido..



Pronto. Imaginativo já te mostrei que você é. 


E PROBLEMAS para resolver? Você tem?

 Todos nós temos. E digo problemas desde aqueles do cotidiano, como “Que roupa eu vou nesta festa” até “Como vou entregar este relatório em apenas 1 hora”?

 Aqui entra a escolha! Você pode resolver suas questões como qualquer um resolveria, ou resolver de uma forma diferente, criativa.

 

O próximo passo é a INDIVIDUALIDADE.

 Imaginem que todos nós tivéssemos o mesmo aparelho de celular. Exatamente o mesmo! Mesma tela, mesma bateria, mesmo modelo, mesma memória...

Imaginem também que vocês tivessem 10 minutos para configurar o aparelho como quisessem: Baixar seus apps, seu papel de parede, organizar seus ícones...

Pronto. Os aparelhos não mais são iguais. Desbloqueou a tela, todo aparelho é diferente, mesmo que seja do mesmo modelo. Está refletindo a individualidade de cada pessoa!

Estima-se que já passaram pelo planeta terra mais de 140 bilhões de seres humanos. 140 bilhões!!!

E elas só tinham uma coisa em comum: ERAM TODAS DIFERENTES!

Todas tinham sua digital, seu DNA...

 Você cresceu em um núcleo familiar totalmente diferente do que a pessoa que está ao seu lado, estudou em escola diferente, leu livros diferentes, desenhos diferentes, teve experiências diferentes... Por isso você imaginou um elefante diferente do dela, e por isso nenhum celular é igual ao seu celular. Esse é seu poder!

 

O último ingrediente que falta é a ATITUDE.

 


As pessoas tem ideias ótimas todos os dias, o tempo todo. A diferença é que nem todos as  tiram do papel.

Veja minha história com o estudo da Criatividade e Inovação como um exemplo de atitude aplicada na prática:

Em 2018, resolvi direcionar minha carreira para a Criatividade e Inovação. Em 2019 descobri que havia um evento global organizado pela Organização Mundial da Criatividade em várias cidades do mundo todo, e que Juiz de Fora estava de fora.



Mesmo sem saber como seria liderar um evento conectado com o mundo em meio a uma pandemia, submeti a candidatura da cidade para ser sede.

Em 2020, o evento foi realizado aqui pela primeira vez. E mais: fomos premiados pela Organização Mundial da Criatividade como a Cidade Revelação daquele ano, na Categoria Cidades de Grande Porte.

Em 2021, o evento foi realizado mais uma vez no formato online, com palestras gratuitas e distribuição de bolsas para cursos à distância. Foram 14 milhões de reais em bolsas de estudos.

Em 2022, realizamos um evento presencial incrível, com o tema Celebrar a Vida. Estima-se que 100 mil pessoas foram impactadas. 1500 somente em nossa cidade!

Ainda levamos à nossa Câmara Municipal um projeto de Lei para instituir em nossa cidade a Semana da Criatividade e Inovação. Temos assim um marco anual para impulsionar esta habilidade tão importante para  o desenvolvimento da nossa cidade.


Ou seja, se você aplicar sua imaginação para resolver seus problemas com sua individualidade e atitude, você realizará coisas incríveis!



Finalizo com Murilo Gun, quando ele disse que o
“Futuro é um lugar escuro e incerto, que precisamos iluminar com nossa imaginação e criatividade.”

 

Sucesso!

 

Postar um comentário

0 Comentários