Você se sente perdido com tantos termos acerca da inovação que existem hoje em dia? Fizemos um apanhado daqueles que você precisa conhecer.
São 12 conceitos e ferramentas essenciais para quem quer dominar a inovação.
São eles:
⏭ CRIATIVIDADE
É o processo de se criar novas ideias. Pode ser espontânea, que é quando a pessoa tem um insight, ou induzida, que é através do uso de ferramentas que estimulem estes insights.
⏭ INOVAÇÃO
É
o processo implementar uma nova ideia, de forma que ela se transforme em um novo produto, serviço ou processo, e gere valor e novos negócios.
⏭ CLOSED INNOVATION
Closed innovation (ou Inovação Fechada), é o processo de rodar o processo de inovação somente dentro do ambiente da organização, utilizando no processo somente os próprios colaboradores. É ideal para empresas que estão iniciando a jornada da inovação e ainda estão estabelecendo uma cultura inovadora.
⏭ OPEN INNOVATION
Open Innovation (ou Inovação Aberta) é
o processo de envolver o ecossistema externo da empresa (outras empresas, startups, universidades, clientes, fornecedores) no processo de inovação. É o mais moderno modelo de inovação utilizado atualmente.
⏭ AGILE
Metodologia ágil é uma forma de acelerar o processo de desenvolvimento de projetos, em times, fracionando o todo em entregas dentro de ciclos determinados, com o envolvimento do cliente.
⏭ SCRUM
É a metodologia ágil mais disseminada, que propõe que o projeto seja dividido em diversos e pequenos ciclos, com reuniões frequentes de alinhamento, para que a equipe possa verificar o que está sendo conquistado e pensar em formas de melhorar o processo.
⏭ DESIGN SPRINT
Técnica
de metodologia ágil desenvolvida pelo Google para, em 5 dias de forma imersiva, desenvolver
e testar novos produtos, serviços e projetos com usuários e proceder os
ajustes necessários.
⏭ MVP
Sigla
para Minimum Viable Product (produto mínimo viável). Trata-se de um
produto ou serviço desenvolvido com o menor investimento possível de
tempo e de recursos para comprovar sua viabilidade e testar hipóteses.
⏭ BUSSINESS MODEL CANVAS
Ferramenta de descrição de modelos de negócios existentes e criação de novos, estruturada nas nove principais escolhas estratégicas mais importantes do negócio em uma única folha, permitindo rápidas reflexões e mudanças.
⏭ DESIGN THINKING
Metodologia que ensina estratégias criativas para identificar e resolver problemas utilizando times multidisciplinares para encontrar soluções com total foco no cliente. Esse processo é dividido, geralmente, em cinco fases: empatia (insights), definição (foco), ideação (brainstorming), prototipação (construção) e teste (entrega).
⏭ JOB TO BE DONE
Ferramenta para analisar as circunstâncias que levam os consumidores a querer comprar ou usar determinados produtos ou serviços. Ela parte do princípio de que não adianta perguntar às pessoas o que elas querem, pois responderão de acordo com o que o mercado já oferece.
⏭ TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS
Tecnologias como IA, IoT, Robótica, Blockchain, Big data e outras que permitem o crescimento da geração de valor em uma curva exponencial ao invés de linear. Elas seguem a lei de Moore, que indica que, por meio da tecnologia, a capacidade de processamento das máquinas será dobrada com o mesmo ou até menor custo a cada 18 meses.
⏭ STARTUP
É um momento inicial na vida de uma nova empresa quando em condições de extrema incerteza busca encontrar um modelo de negócios escalável e repetível para se transformar numa empresa estabelecida.
⏭ CORPORATE VENTURE CAPITAL
Investimento de empresas em startups ou negócios emergentes que têm maior ou menor relação com sua estratégia corporativa e que precisam de funding e acesso ao mercado para alavancar o seu crescimento em troca de equity.
⏭ LEAN STARTUP
Processo para validar ou descartar hipóteses sobre um produto ou serviço de forma rápida e com o menor custo possível.
⏭ POC
(Proof of Concept - Projeto Piloto)
Tipos de experimentos de negócios utilizados para validar determinada solução em pouco tempo, com baixo custo e de forma controlada para garantir o maior aprendizado com o menor risco.
Se você desejar conhecer melhor ou aprofundar seu conhecimento em qualquer um destes conceitos, fale conosco que teremos o maior prazer em guiar você pela jornada da inovação.
Sucesso!
0 Comentários