Essa semana você deve ter ouvido muito falar a palavra spoiler. Spoiler é quando alguém revela algo antes da pessoa ter visto. Com a estréia de Vingadores - O Ultimato, o que mais temos visto são as pessoas postando: "Não vou nem entrar no Facebook para não ver nenhum spoiler."
Isso porque um spoiler não é bem vindo quando é sobre um filme ou série que você ainda não viu, mas quer ver. Mas eu quero aqui neste artigo te dar um spoiler bom, pois trata-se de algo que acontecerá daqui a pouco e que você precisa saber e se preparar: é sobre as habilidades do futuro (que já estão sendo exigidas no presente).
E não é só eu quem está dizendo. É também o Linkedin, a Universidade de Oxford, o Fórum Econômico Mundial e a ONU. (👈 clique nos links para conferir) Todos eles dizem que a maioria das profissões que conhecemos está em risco iminente de ser afetada pela automação e pela inteligencia artificial. Estamos falando de um horizonte de 10 a 20 anos.
Uma frase de Murilo Gun expressa bem o que vem por aí. Ele disse: "Se você trabalha feito um robô, poderá ser substituído por ele." Entenda-se por trabalhar feito um robô aquelas atividades rotineiras, programáveis, parametrizáveis. A única forma de escapar ileso deste cenário e permanecer firme no mercado de trabalho é investir nas chamadas habilidades humanas, que são as únicas que não podem ser copiadas ou substituídas pelas máquinas. Estamos falando de Inteligência Emocional, Inteligência Interpessoal, Inteligência Inter-artificial, Inteligência Criativa e Inteligência de aprendizagem. Todo mundo que entender essa demanda e desenvolver as habilidades acima, vai sair na frente e terá grande vantagem competitiva sobre todos os demais. Lembre-se: O grande diferencial do ser humano é SER HUMANO. Sucesso!
0 Comentários