Foi lançado no dia 23 de março de 2021, o Índice de Desenvolvimento Sustentável nas Cidades Brasil (IDSC-BR).
O IDSC-BR é uma ferramenta para estimular e monitorar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em diversas cidades brasileiras.
Elaborado com base em mais de 80 indicadores, o índice atribui, para cada município, uma pontuação específica por objetivo e outra pontuação final de classificação das cidades para o conjunto dos 17 ODS.
A expectativa é (1) gerar um movimento de transformação efetiva nas cidades brasileiras, (2) orientar a ação política municipal e (3) definir referências e metas com base em indicadores de gestão.
É uma oportunidade para as cidades se integrarem a mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável.
O índice é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e financiamento do Projeto CITinova.
Principais Conclusões do Índice:
No índice, é possível observar que há uma grande desigualdade regional no atingimento das metas de Desenvolvimento Sustentável.
Situação de Juiz de Fora
Ao mesmo tempo que município aparece à frente de capitais como Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Maceió (AL) e São Luiz (MA), ela aparece atrás de cidades como Lagoa Santa e Itabira, ambas de Minas Gerais, demonstrando que a cidade ainda tem muito o que avançar no que se refere aos ODS.
A cidade aparece no índice cumprindo plenamente apenas 1 dos 17 objetivos, que é o Objetivo 7 - Energia Renováveis e Acessíveis. 6 objetivos aparecem classificados com Há Desafios Importantes (faixa amarela), 2 objetivos aparecem com Há Desafios Significativos (faixa laranja) e outros 8 objetivos aparecem com a classificação Há Grandes Desafios (faixa vermelha).
Para mais informações, entre em contato conosco.
0 Comentários