Entrevista ao Programa Pontuando

No dia 20 de junho de 2021, Enéas Pereira, Consultor em Inovação e fundador da Connecting Consultoria foi o convidado para uma entrevista no Programa Pontuando, sob o comando do jornalista José Roberto Abramo e da Especialista em Economia Criativa Wanessa Bittar.



Em pauta, o trabalho feito pela Connecting Consultoria ao analisar a situação de Juiz de Fora no Índice de Desenvolvimento Sustentável nas Cidades, divulgado pelo Programa Cidades Sustentáveis.

No programa, foi divulgado alguns dados da cidade, que ocupa a posição 410 entre os 770 municípios que compõem o índice em todas as regiões do Brasil. Foi discutido o andamento da implementação dos objetivos sustentáveis na cidade, bem como os desafios para avançar com a Agenda 2030 no município.

Em uma avaliação clara e direta, o entrevistado ressaltou a importância da educação e da conscientização da população acerca dos ODS.

Para evidenciar a lacuna que existe para alcançar esta conscientização, foi apresentada uma pesquisa realizada em junho deste ano na cidade, que revelou que 43% dos juiz-foranos não sabem do que se trata os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

É imperativo ainda que os diversos atores da cidade possam se unir para levar a educação ambiental de forma clara a toda a população. "Todos precisam compartilhar um futuro em comum, para que possamos lutar por ele", ressalta Enéas.

Assista o programa na íntegra:



Os Objetivos Sustentáveis nas Escolas

Educação para a Sustentabilidade pode virar matéria obrigatória nas escolas, segundo a matéria do The Greenest Post de junho.

Assim como matemática, português e geografia, por exemplo, a educação para a sustentabilidade será aplicada em todas as escolas dos 193 países membros da ONU, entre eles o Brasil, até 2025.

A declaração foi feita na  Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável, acordada na última Conferência Mundial da organização, realizada em maio. Na ocasião, o Brasil foi representado pelo secretário-executivo e vice-Ministro da Educação, Victor Veiga Godoy.

Atualmente, o assunto passa longe de ser bem abordado nas salas de aula mundo afora. Segundo levantamento da própria Unesco, mais da metade de seus Estados-Membros nem sequer fazem referência ao tema Mudança Climática em seus planos educacionais e apenas 19% tratam sobre Biodiversidade em suas grades curriculares. Assustador, né?

E o Brasil poderia estar na vanguarda deste tema: em 2015, começou a tramitar no país um PLS que previa a obrigatoriedade da disciplina Educação Ambiental nas escolas de todo o território nacional. 

PLS esse que, desde 2019, está parado “em análise” na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Quem sabe com este empurrãozinho da UNESCO, o PLS finalmente saia do papel?

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