Este artigo pode soar controverso para aqueles que são consultores de inovação. No entanto, essas são minhas opiniões pessoais sobre o assunto.
Os consultores podem ter um efeito significativo em uma
organização para melhor ou para pior. Discutiremos os consultores de
inovação e porque acredito que 80% deles não valem o dinheiro.
Consultores de inovação
Um consultor tem alguma experiência e está sendo pago para compartilhá-la com um cliente. Comecei minha carreira cedo como consultor para uma empresa chamada CSC. Eu estava trabalhando fortemente na área de comunicações sem fio e móveis. No meu caso, eu tinha um conhecimento profundo no espaço móvel antes de ser consultor. A maioria das pessoas contrata consultores por falta de conhecimento em áreas específicas, e esse esforço está se tornando cada vez mais popular no espaço de inovação. Recebo ligações o tempo todo de pessoas pedindo recomendações de consultores. Com base no que observei, 80% da consultores de inovação não valem o dinheiro. Por que estou dizendo isso? Você não se torna um instrutor de direção depois de ler um livro sobre como dirigir carros. Em vez disso, você dirige o carro e ensina outras pessoas a fazê-lo. Existem muitos consultores de inovação por aí que nunca realmente fizeram isso. Hoje, vou compartilhar as quatro perguntas que você deve fazer aos consultores de inovação antes de contratá-los.
Em primeiro lugar, "este consultor de
inovação é um inovador comprovado?" Assim como a inovação, você não
pode ensinar as pessoas a dirigir se não tiver feito isso antes. Você
precisa perguntar se o consultor liderou a inovação para organizações
conhecidas pelo sucesso da inovação. Eles foram CIO, lideraram equipes de
inovação que entregaram, ou eles são creditados por criar inovações de
sucesso no mercado? A indústria os reconhece pela liderança em
inovação? Se não marcarem essas caixas, tentam ensinar a dirigir sem nunca
terem feito isso sozinhos.
Clientes anteriores
A pergunta número dois é: "Por quem mais eles foram contratados?"
Supondo que eles tenham a experiência e tenham
feito inovação com sucesso, você precisa ver
quem os contratou. Se forem endossados por aqueles que são conhecidos
por seus esforços de inovação, eles terão mais credibilidade. É um bom
sinal se uma empresa, conhecida por seus esforços de inovação, ainda sente a
necessidade de contratar essa pessoa. Se eles têm zero de experiência em
trabalhar com uma empresa com reputação de inovação, isso não é necessariamente
negativo, mas é algo a se observar. Outra coisa a verificar é se eles
concluíram algum projeto para seus clientes e foram trazidos de volta por eles
várias vezes. Esse precedente mostra que o consultor faz um excelente
trabalho e está conquistando o sucesso da empresa. A última coisa a
verificar é se você pode ligar para os clientes que eles mencionaram em
suas propostas e argumentos de venda. Se o
consultor esconde de você o nome da empresa, mas menciona o trabalho dela,
considero isso uma marca negativa. Apesar de tudo o que eu disse, não contrate
alguém apenas porque fez um trabalho para uma empresa bem
conhecida. Aprofundar e validar se eles fizeram o trabalho e tiveram
sucesso ou estão mentindo sobre isso. Fico espantado com o número de
organizações que não conseguem fazer verificações de referência para
funcionários e consultores. Se você escolher o consultor de inovação
errado, sua credibilidade diminui e você pode deixar sua organização voltada
para a inovação.
Avaliando o sucesso de um consultor
A terceira pergunta a fazer é: "E esse consultor de inovação atrai
seus seguidores?" É essencial avaliar porque um consultor de sucesso
tem sucesso com seus clientes. Em primeiro lugar, observe o número de
clientes para os quais trabalharam / usam seu processo ou estrutura e se eles
podem provar isso. Um exemplo disso é a estrutura FIRE, onde cerca de 2.000-2.500
organizações o utilizam. Em segundo lugar, avalie se eles estão ou não
dispostos a compartilhar os detalhes de sua abordagem. Eu acredito
fortemente em pagar adiante e distribuí-lo. Com isso dito, não uso isso
para ganhar a vida enquanto a maioria dos consultores o faz. Sua
organização é única e você precisa saber que a abordagem de um consultor
funcionará para você e para suas necessidades organizacionais. Se você
contratar um consultor que não seja compatível, terá grandes problemas.
Pergunte a um consultor de inovação
A pergunta quatro é: "Você pode se adaptar e adotar a abordagem do
consultor de inovação?" Você não acreditaria como isso é difícil de
fazer. Ao contratar um consultor de inovação que traga uma abordagem para a mesa, é crucial saber
onde eles estão. Você obtém direitos para usar o método deles em sua
organização ou oferece um curso de treinamento? Eles estão dispostos a
adaptá-lo à cultura, abordagem e idioma de sua organização? Um exemplo
disso é como Kroger implementa o framework FIRE enquanto usa sua própria
linguagem Kroger. Comecei o artigo de hoje com a premissa de que 80% dos
consultores de inovação não valem o dinheiro. Vamos recapitular as quatro
perguntas que você deve fazer a um consultor de inovação antes de contratá-lo:
- Este
consultor de inovação é um inovador comprovado?
- Quem
os contratou?
- O quanto este consultor de inovação atrai seguidores?
- Posso
adaptar e adotar a abordagem do consultor de inovação para minha
organização?
Se você está procurando
um consultor de inovação e não tem tanta certeza sobre isso, mande-me um e-mail
ou pule para a Comunidade de Inovadores para obter
feedback de outros inovadores e de mim. Se você está interessado na
estrutura FIRE para sua organização, confira nossos Workshops de
Ideação Disruptiva . Para saber mais sobre por que muitos
consultores de inovação não valem o dinheiro, ouça o programa desta
semana: Por que 80% dos consultores de inovação não valem o
dinheiro.
0 Comentários