Por que 80% dos consultores de inovação não valem o dinheiro

 


Este artigo pode soar controverso para aqueles que são consultores de inovação. No entanto, essas são minhas opiniões pessoais sobre o assunto. 

Os consultores podem ter um efeito significativo em uma organização para melhor ou para pior. Discutiremos os consultores de inovação e porque acredito que 80% deles não valem o dinheiro.

Consultores de inovação

Um consultor tem alguma experiência e está sendo pago para compartilhá-la com um cliente. Comecei minha carreira cedo como consultor para uma empresa chamada CSC. Eu estava trabalhando fortemente na área de comunicações sem fio e móveis. No meu caso, eu tinha um conhecimento profundo no espaço móvel antes de ser consultor. A maioria das pessoas contrata consultores por falta de conhecimento em áreas específicas, e esse esforço está se tornando cada vez mais popular no espaço de inovação. Recebo ligações o tempo todo de pessoas pedindo recomendações de consultores. Com base no que observei, 80% da consultores de inovação não valem o dinheiro. Por que estou dizendo isso? Você não se torna um instrutor de direção depois de ler um livro sobre como dirigir carros. Em vez disso, você dirige o carro e ensina outras pessoas a fazê-lo. Existem muitos consultores de inovação por aí que nunca realmente fizeram isso. Hoje, vou compartilhar as quatro perguntas que você deve fazer aos consultores de inovação antes de contratá-los. 

Em primeiro lugar, "este consultor de inovação é um inovador comprovado?" Assim como a inovação, você não pode ensinar as pessoas a dirigir se não tiver feito isso antes. Você precisa perguntar se o consultor liderou a inovação para organizações conhecidas pelo sucesso da inovação. Eles foram CIO, lideraram equipes de inovação que entregaram, ou eles são creditados por criar inovações de sucesso no mercado? A indústria os reconhece pela liderança em inovação? Se não marcarem essas caixas, tentam ensinar a dirigir sem nunca terem feito isso sozinhos.

Clientes anteriores

A pergunta número dois é: "Por quem mais eles foram contratados?" 

Supondo que eles tenham a experiência e tenham feito inovação com sucesso, você precisa ver quem os contratou. Se forem endossados ​​por aqueles que são conhecidos por seus esforços de inovação, eles terão mais credibilidade. É um bom sinal se uma empresa, conhecida por seus esforços de inovação, ainda sente a necessidade de contratar essa pessoa. Se eles têm zero de experiência em trabalhar com uma empresa com reputação de inovação, isso não é necessariamente negativo, mas é algo a se observar. Outra coisa a verificar é se eles concluíram algum projeto para seus clientes e foram trazidos de volta por eles várias vezes. Esse precedente mostra que o consultor faz um excelente trabalho e está conquistando o sucesso da empresa. A última coisa a verificar é se você pode ligar para os clientes que eles mencionaram em suas propostas e argumentos de venda.  Se o consultor esconde de você o nome da empresa, mas menciona o trabalho dela, considero isso uma marca negativa. Apesar de tudo o que eu disse, não contrate alguém apenas porque fez um trabalho para uma empresa bem conhecida. Aprofundar e validar se eles fizeram o trabalho e tiveram sucesso ou estão mentindo sobre isso. Fico espantado com o número de organizações que não conseguem fazer verificações de referência para funcionários e consultores. Se você escolher o consultor de inovação errado, sua credibilidade diminui e você pode deixar sua organização voltada para a inovação.

Avaliando o sucesso de um consultor

A terceira pergunta a fazer é: "E esse consultor de inovação atrai seus seguidores?" É essencial avaliar porque um consultor de sucesso tem sucesso com seus clientes. Em primeiro lugar, observe o número de clientes para os quais trabalharam / usam seu processo ou estrutura e se eles podem provar isso. Um exemplo disso é a estrutura FIRE, onde cerca de 2.000-2.500 organizações o utilizam. Em segundo lugar, avalie se eles estão ou não dispostos a compartilhar os detalhes de sua abordagem. Eu acredito fortemente em pagar adiante e distribuí-lo. Com isso dito, não uso isso para ganhar a vida enquanto a maioria dos consultores o faz. Sua organização é única e você precisa saber que a abordagem de um consultor funcionará para você e para suas necessidades organizacionais. Se você contratar um consultor que não seja compatível, terá grandes problemas.

Pergunte a um consultor de inovação

A pergunta quatro é: "Você pode se adaptar e adotar a abordagem do consultor de inovação?" Você não acreditaria como isso é difícil de fazer. Ao contratar um consultor de inovação que traga uma abordagem para a mesa, é crucial saber onde eles estão. Você obtém direitos para usar o método deles em sua organização ou oferece um curso de treinamento? Eles estão dispostos a adaptá-lo à cultura, abordagem e idioma de sua organização? Um exemplo disso é como Kroger implementa o framework FIRE enquanto usa sua própria linguagem Kroger. Comecei o artigo de hoje com a premissa de que 80% dos consultores de inovação não valem o dinheiro. Vamos recapitular as quatro perguntas que você deve fazer a um consultor de inovação antes de contratá-lo:

  • Este consultor de inovação é um inovador comprovado?
  • Quem os contratou?
  • O quanto este consultor de inovação atrai seguidores?
  • Posso adaptar e adotar a abordagem do consultor de inovação para minha organização?

Se você está procurando um consultor de inovação e não tem tanta certeza sobre isso, mande-me um e-mail ou pule para a  Comunidade de Inovadores  para obter feedback de outros inovadores e de mim. Se você está interessado na estrutura FIRE para sua organização, confira nossos Workshops de Ideação Disruptiva . Para saber mais sobre por que muitos consultores de inovação não valem o dinheiro, ouça o programa desta semana: Por que 80% dos consultores de inovação não valem o dinheiro.


Texto: Phil McKinney (CEO Cable Labs e Fundador da The Innovators Community) 





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