10 Tendências que ganharam força com a crise e que devem permanecer após a pandemia
Juiz de Fora, 25 de março de 2020.
Não há dúvidas que estamos diante de um desafio sem precedentes na história da humanidade.
Estamos sendo desafiados como nunca antes na história em nossa capacidade de sobrevivência enquanto sociedade.
Em meio a tantas incertezas e em função do isolamento social, várias novas formas de trabalhar e de se relacionar com as pessoas estão sendo criadas.
Muitos novos comportamentos que estão sendo adotados durante a Covid, vão continuar sendo usados no Mundo Pós-Covid. Mas quais são elas?
Bom...fiz um mapeamento e já consigo compartilhar alguns sinais:
1 - Transformação Digital
É fato que por conta do distanciamento social, muitas empresas (até as mais tradicionais e resistentes) tiveram que se adaptar rapidamente para o ambiente digital para não sucumbirem em meio a crise. Passaram a investir em presença e marketing digital e negócios online. Uma vez descobertos os benefícios de estar na internet, esta deve ser uma tendência que veio para ficar.
2 - Home Office
Para não parar, muitas empresas adotaram às pressas o home office. Apesar de possuir inúmeros benefícios, como o bem estar dos funcionários, redução de custos com estrutura física e poupar o tempo que é perdido no deslocamento, a maioria das organizações brasileiras ainda não confiavam neste modelo de trabalho. Porém, agora não tiveram escolha. E não é que está funcionando? Tive vários relatos de empresas que registraram aumento na produtividade neste período de quarentena. Com certeza, muitas empresas passarão a enxergar o home office com outros olhos e devem considerar a adoção essa modalidade de trabalho definitivamente. Por tanto, fique de olho e se prepare. Aprenda a trabalhar remotamente, a dominar ferramentas de produtividade e de reuniões virtuais.
3 - Eventos Online
Com a disseminação do vírus pelo mundo, muitos eventos presenciais foram cancelados, mas alguns foram migrados para o formato online com enorme adesão. Até a Fórmula 1 já promoveu corridas virtuais com a participação de seus pilotos profissionais e transmissão ao vivo pelo Youtube. O vídeo teve milhões de visualizações. Esta é outra tendência que deve continuar após a COVID-19. Talvez surja daí uma nova profissão: Produtor de Eventos Online.
4 - E-commerce
5 - Ensino a Distância (EAD)
Muitas pessoas estão descobrindo na quarentena as grandes vantagens de estudar a distância. Até mesmo as escolas tradicionais tiveram que se adaptar e oferecer conteúdos online para não pararem completamente. Ou seja, o crescimento do EAD (que já se mostrava irreversível) agora é seguramente uma forte tendência para o futuro. Se você é aluno, aproveite os conteúdos que estão sendo disponibilizados pelas empresas e escolas online de forma gratuita e aprenda como aprender! Se você é uma escola, escolha uma boa plataforma de curso online, capacite seus professores a trabalhar com as novas tecnologias educacionais e tenha um braço EAD na sua estrutura. Isso não tem mais volta!
6 - Telemedicina
Se tem algo que assustava as pessoas por parecer muito futurista é a telemedicina. Regulamentada pelo governo para ajudar no combate ao Covid-19, tem sido fundamental para diagnosticar, tratar casos leves da doença e realizar acompanhamento dos pacientes. Tem sido usada também em terapias por para amenizar o medo e a ansiedade geradas por estes momentos de incertezas. Utiliza-se de chamadas de vídeos, aplicativosinstalados nos smartphones e internet das coisas, com uso de pulseiras de monitoramento, por exemplo. Esta é outra tendência que teve sua chegada antecipada por conta do coronavirus.
7 - Metodologias Ágeis
Outra coisa que está sendo muito relevante nos tempos atuais são as metodologias ágeis. Como a sociedade tem exigido respostas rápidas por parte das empresas, ferramentas como SCRUM, Lean Agile, Design Thinking e OKR's estão sendo descobertas pelos gestores que ainda resistiam em reconhecer a eficácia e os ganhos proporcionados por estas ferramentas frente aos métodos tradicionais de gerenciamento de projetos. Após a pandemia, os clientes vão continuar exigindo respostas rápidas, e a mentalidade ágil fará toda a diferença.
8 - Mercado Criativo e de Inovação
Neste momento de desafio extremo, as startups estão dando um show e oferecendo ideias e produtos criativos para superar estes momentos de crise. Desde materiais e conteúdos criativos sendo compartilhados para entreter as crianças que estão em casa, passando por máscaras impressas em impressoras 3D, até aparelhos respiradores de baixo custo para auxiliar o sistema de saúde, muitas soluções estão surgindo, evidenciando o grande ganho que o ecossistema de inovação proporciona para a sociedade.
9 - Mídias Sociais
Outra tendência forte é a discussão em torno da etiqueta no uso das redes sociais. Com as pessoas presas em casa e 24h conectadas à internet, as regras em torno do bom uso das redes, combate as fake news e convivência online estão sendo redescutidas. Debates acalorados sobre Isolamento Social x Salvar a Economia, convicções políticas e religiosas, entre outros assuntos polêmicos reacenderam este debate e recolocaram as provedoras deste tipo serviço no centro da disputa sobre o que é aceito ou não. Um forte exemplo foi a exclusão de postagens do presidente por não cumprir os termos de uso da rede social, coisa nunca antes vista, mas que deve ser comum daqui para frente.
10 - Pagamentos Online
Com o isolamento em casa, os pagamentos online ganharam forte protagonismo. Plataformas como PicPay, bancos digitais como Nubank e Original e até bancos tradicionais como Santander, Bradesco, Itaú, entre outros têm se movimentado e reforçado suas soluções de pagamento digital, para minimizar os prejuízos e garantir a segurança nas movimentações financeiras. Ganham as pessoas, que passarão a contar com serviços cada vez mais otimizados e que proporcionem ainda mais comodidade.
Além dos tópicos acima, observa-se movimentos bem interessantes entre empresas concorrentes unindo forças, como foi o caso das quatro grandes operadoras de telefonia. Isso era algo antes inimaginável, mas que poderá transformar de forma positiva e definitiva a relação entre estas instituições no futuro.
E para você? O que mais ganhará força depois que tudo isso acabar?
Deixe seus comentários e lembre-se:
Vai ficar tudo bem! ;)
0 Comentários