O professor Yuval Noah Harari está no Brasil e tem deixado valiosas lições sobre o futuro do mercado de trabalho.
Historiador israelense, ele é um dos escritores mais lidos do mundo na atualidade. Autor dos livros Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, Homo Deus e 21 Lições para o Século 21, ele trás várias reflexões importantes sobre como se preparar para viver em 2040 ou 2050.
Em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, Harari disse que, pela primeira vez na história da humanidade, ninguém faz a menor ideia de como será o mercado de trabalho nos próximos 20 a 30 anos.
Com o advento das automações, inteligência artificial e do big data, muitas profissões serão drasticamente afetadas e algumas até poderão ser totalmente entregues às máquinas.
Mas segundo ele, não há motivo para pânico. Devemos aprender a trabalhar em cooperação com as máquinas. O objetivo destas tecnologias é livrar as pessoas de atividades repetitivas e perigosas.
Ele exemplifica que hoje, 95% das mortes no trânsito são causadas exclusivamente por erro humano. Imagina quantas vidas poderão ser poupadas com carros autônomos, inteligentes e conectados entre si.
Logo, não faz sentido impedir esse movimento, uma vez que seu objetivo principal não é salvar empregos, e sim salvar os humanos.
Ele alerta ainda que para se preparar para esta nova realidade não basta aprender computação, programação, inteligência artificial e coisas deste tipo.
O que precisaremos para permanecermos relevantes no futuro é ter mentalidade flexível e adaptável. Precisaremos cada vez mais exercitar nossas habilidades de aprendizagem permanente (Lifelong learning), ou seja, cada vez mais é preciso estar apto a aprender, desaprender e reaprender.
Para dicas de como desenvolver a habilidade de aprendizagem permanente, leia este artigo relacionado.
Bem vindos à Era da Adaptabilidade.
0 Comentários