Inovação não é tecnologia


Você sabia que inovação não tem nada a ver com tecnologia?


Como boa parte dos negócios que mais chamam a atenção nos últimos anos têm forte base tecnológica, é natural que muitas pessoas confundam inovação com tecnologia.


Contudo, é importante ressaltar que tecnologia é apenas o meio para realizar alguma inovação.


Para inovar, não é obrigatório empregar alguma tecnologia. Inovação, segundo definição de Walter Longo, é fazer diferente o que todo mundo está fazendo igual.


Para isso, é importante olhar para onde todo mundo está olhando, porém enxergar o que ninguém está vendo, como bem disse João Kepler


Isso não exige tecnologia. Exige atenção aos detalhes e às pessoas, para encontrarmos as soluções de que elas necessitam, e que também comprariam.


Inovação não precisa ser uma mudança de era, uma revolução, um novo Big Bang. Precisa apenas ser apenas algo diferente e que traga impacto positivo para as pessoas.


Um grande exemplo eu vi em um supermercado, onde havia caixas especiais com a placa “Não tenho pressa”. Esses caixas eram dedicados para idosos, pessoas com Alzheimer, ou que com certeza esquecem a senha do cartão, e ali, seriam atendidos com toda paciência e cordialidade do mundo.


Simples, sem tecnologia, porém muito pertinente. Num país onde a população idosa só faz crescer, que atenção tem sido dada para este público em específico?


Como vimos, nem toda inovação tem tecnologia, e a criatividade e recursos de baixo custo podem ser usados para criar algo excepcional.


Outro detalhe que costuma gerar confusão é o de acreditar que, para inovar, precisamos de ideias geniais. Isso afasta boa parte das pessoas do tema.


Na verdade, inovação vai muito além da ideia. Ter ideias, na verdade, é a parte mais simples do processo.


Aplicar as ferramentas corretas para tirar a ideia do papel que é o grande pulo do gato, que faz com que startups e empresas mais inovadoras se destaquem no cenário.


A aplicação das metodologias ágeis, menos níveis hierárquicos, rapidez na criação e no teste de novas hipóteses e criação de uma cultura de colaboração fazem toda a diferença para uma organização ter sucesso ao inovar.


Lembre-se: Inovar tem a ver com pessoas, não com tecnologia.

Postar um comentário

0 Comentários