Inovar está se tornando uma questão de sobrevivência para empresas de todos os portes e segmentos. No entanto, muitos empresários e gestores ainda se sentem perdidos sobre como fazer a inovação acontecer na prática, gerando os resultados financeiros tão desejados.
Pensando nisso, a ISO – International Organization for Standardization, organização sem fins lucrativos sediada na Suíça, acaba de lançar a ISO 56.002, uma norma que surge para ajudar as empresas na gestão da inovação.
Diferentemente de outras normas, a ISO 56.002 não visa a implementação de requisitos, mas sim de diretrizes. Ou seja, ela apresenta oito pilares e, para cada um deles, as metodologias e ferramentas recomendadas para aquele pilar. É a empresa que escolhe as práticas que mais se adequam às suas necessidades.
A própria ISO inovou, criando um sistema de gestão mais flexível, que leva em consideração a realidade de cada empresa.
A norma é resultado de anos de estudos de um comitê técnico, que levantou as melhores práticas em inovação nos 163 países membro da ISO.
Os benefícios são muitos! A empresa torna-se referência em inovação para o mercado, gerando maior engajamento de todas as partes interessadas quanto ao foco na inovação. Há a criação da cultura de melhoria com base na inovação, sendo possível um gerenciamento de todos os “insights” gerados pelos colaboradores da empresa.
Essas normas auxiliam a criação de novos produtos e mercados, auxiliando na criação de produtos com maior valor agregado e ampliando o market share da empresa.
Fonte: Palas Inovação
0 Comentários