Instituído em 2017 pela ONU (Organização das Nações Unidas), a data visa, segundo documento do próprio órgão, "Levantar a consciência do papel da criatividade e da inovação na solução de problemas."
É interessante isso porque as pessoas em geral associam a criatividade a desenhar, pintar, atuar, ou seja, coisa de artista.
Porém a ONU chama atenção para um aspecto que venho exaustivamente trabalhado no site: A criatividade como habilidade solucionadora de problemas.
Bom, problemas todos nós temos, certo? Não é exclusividade de artista.
Logo, pode ser utilizada por advogados, contadores, médicos, enfim, todos que precisam resolver problemas.
Quando você se depara com uma situação que demande uma solução, você sempre terá duas opções: Resolver do jeito padrão, que todo mundo usa (ou seja, que vai te levar somente onde os outros já foram), ou usar a criatividade para surpreender e se destacar.
Um advogado poderia dizer que não tem espaço para inovar no direito, porque a lei é uma só. Porém digo que é possível inovar a forma como os clientes são atendidos ou a forma que se dirige e argumenta com o juiz.
A medicina pode ser uma só também, mas um médico pode inovar a forma como organiza sua agenda, se relaciona com seus pacientes ou a forma como investiga e faz o diagnósticos.
Mais do que usar técnicas de criatividade é importante reconhecer os benefícios de uma vida criativa.
Por isso, esta resolução da ONU merece ser muito comemorada.
No Brasil este ano, ocorrem eventos em 53 cidades.
Para saber mais, acesse www.worldcreativityday.com.
Para mais conteúdos de criatividade e inovação, continue acompanhando as postagens do site, e entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou sugestão.
Abraços e seja criativo!
0 Comentários