Consultoria global divulga ranking com 50 empresas mais inovadoras no mundo
Relatório do Boston Consulting Group traz organizações que conseguiram criar sistemas de inovação que promovem a criatividade e a agilidade de maneira contínua
O que é ser “inovador”? Em um mercado em rápida transformação, para ser considerada inovadora, uma empresa precisa de um sistema que lhe permita identificar oportunidades emergentes de produtos, serviços e modelos de negócios e desenvolvê-los rapidamente, de maneira adequada e contínua. Há 14 anos, o Boston Consulting Group lista as empresas mais inovadoras do mundo. Veja alguns destaques da edição deste ano.
Tecnologia no topo e novidades no ranking
Como já era esperado, as empresas de tecnologia dominaram o topo da classificação de 2020, com a Apple subindo duas posições em relação a 2019 e assumindo a liderança. A Alphabet e a Amazon, por sua vez, perderam uma posição cada, e agora ocupam o segundo e terceiro lugares na lista, respectivamente. Microsoft e Samsung mantiveram suas posições em relação ao ano passado, e permaneceram em quarto e quinto lugares.
Inovar continuamente está longe de ser uma tarefa fácil. Prova disso é que apenas oitos empresas conseguiram se manter na lista do BCG ao longo desses 14 anos: Alphabet, Amazon, Apple, HP, IBM, Microsoft, Samsung e Toyota. Das 162 listadas nesse período, 30% apareceram apenas uma vez, e 57% apareceram três vezes ou menos.
Seis empresas fizeram sua primeira aparição na lista este ano: a varejista online JD.com, a fabricante de eletrodomésticos Bosch, a empresa de tecnologia ABB, a farmacêutica Novartis e as montadoras FCA e Volvo.
A chinesa (e polêmica) Huawei, de tecnologia, teve o maior salto na classificação, subindo da 48ª para a 6ª posição em apenas um ano. Esse aumento nas classificações da companhia se deve provavelmente ao seu investimento de US$ 19 bilhões em pesquisa e desenvolvimento no ano passado. A aposta foi alta, mas parece estar dando certo: em 2019, a Huawei vendeu mais smartphones do que a Apple, segundo informações do portal Business Insider.
A importância do investimento em inovação
De acordo com o relatório do BCG, as empresas mais inovadoras têm uma estratégia alinhada e um investimento significativo em inovação. Das mais de mil empresas pesquisadas pela empresa de consultoria, 45% eram “inovadores comprometidos” e disseram que a inovação era uma de suas principais prioridades e recebia investimentos significativos.
Os setores financeiro e farmacêutico tiveram a maior proporção de inovadores comprometidos (56%), enquanto o atacado e o varejo tiveram a menor participação (32%). O investimento em inovação, segundo o estudo, vale a pena: 60% dos inovadores comprometidos observaram um crescimento constante na venda de seus produtos e serviços lançados nos últimos três anos.
O BCG diz ainda que, os aportes em inovação vêm crescendo em todos os setores, e que as empresas de software e serviços são as que mais expandem suas áreas de atuação. Este é o caso da Apple e Alphabet, que já estão investindo em veículos autônomos, por exemplo.
De acordo com a consultoria global, em contrapartida, as montadoras também estão estão migrando para outros setores, à medida que a Internet das Coisas ganha espaço com a expansão da conexão 5G pelo mundo. O relatório aponta que fabricantes de automóveis, aeronaves e máquinas agrícolas estão, cada vez mais, combinando equipamentos, dados, softwares e conectividade para fornecer novas soluções.
0 Comentários